Arb'lis, A Árvore Dourada
Uma introdução a um cenário de campanha em desenvolvimento para Old Dragon 2 e outros jogos OSR
“Há milhares de anos, a árvore que constitui nosso sol no centro desse sistema planetário soltou um dos seus galhos. Esse galho flutuou pela imensidão do espaço durante anos, até encontrar a rocha que hoje chamamos de lar. O galho colidiu com o nosso planeta e criou raízes, iniciando o processo de terraformação. Com ele, vieram os jardineiros. Eles cuidam de tudo para que o processo ocorra corretamente. Em pouco tempo, nosso planeta estava coberto de água e terra.
As primeiras plantas surgiram aos pés de Arb'lis e os primeiros Gnomos surgiram no mar. Com o tempo, os diminutos Elfos cresceram e passaram a andar sobre duas pernas, os gnomos saíram do mar e passaram a habitar a terra e nós Humanos também evoluímos. A sociedade começou a se estabelecer, cidades foram construí… — Menino, desce já daí senão eu vou dar um nó na sua cauda! — Caham, onde eu estava mesmo… Ah, sim, cidades foram construídas e o mundo começou a ser explorado.
Ninguém sabe muito bem de onde vieram os Halflings, essas criaturinhas ranzinzas. Eles não gostam muito de conversar. Ah, os Anões? Bem, eles já estavam aqui antes de nós. Vocês sabem, essa não é a primeira vez que um dos galhos do Sol encontra nosso planeta. E provavelmente não será a última.”
— Vovó Rosália, para seus 457 netinhos
Arb'lis é um pequeno planeta em um dos infinitos sistemas solares na imensidão do universo. A estrela que o ilumina, o Sol, é uma gigantesca árvore dourada que brilha intensamente. De tempos em tempos, um dos galhos dessa grande árvore se solta e vaga pelo espaço até se encontrar com algum corpo celeste. Quando esse encontro acontece, o galho se fixa no solo e começa a derramar sua seiva áurea enquanto cria raízes, iniciando um processo de terraformação. Todos os planetas do sistema solar que contêm vida passaram por esse processo.
Após o galho se fixar, estranhos seres cósmicos, chamados de “Jardineiros” nas lendas dos diferentes povos, viajam até o planeta em formação e se certificam de que o processo está ocorrendo da maneira certa, mantendo os elementos em equilíbrio.
Nesse processo, o galho se torna uma grande árvore, com suas raízes percorrendo todo o planeta, e dela nascem outras plantas. De sua seiva, filtrada lentamente pelo solo, o planeta é coberto por água e, desses elementos essenciais, outras formas de vida se formam e evoluem. Todas as formas de vida existentes vêm da árvore primordial, o Sol. Neste planeta, a árvore originada do galho do Sol é chamada de Arb'lis e seu nome também é usado para se referir ao mundo.
Quando um desses galhos atinge um planeta que já tem vida, a árvore anterior morre e, com ela, todos os seres vivos. O novo galho então inicia o processo de terraformação, iniciando um novo ciclo naquele planeta. Isso já aconteceu incontáveis vezes nesse mundo, com ruínas de antigas civilizações espalhadas pelo planeta esperando ser descobertas por aventureiros e exploradores.
Seiva
Todos os seres vivos têm um pouco da seiva dourada de Arb'lis misturada em seu sangue. Aqueles com maior concentração de seiva conseguem manipular energias arcanas e, algumas vezes, divinas.
A seiva da árvore flui por todo o planeta e os locais com maior quantidade são os que causam maior estranheza. A seiva modifica tudo e pode dar vida a qualquer coisa, além de dar propriedades mágicas ao que fica em contato com ela por muito tempo. Isso pode causar Hipersapia ou, em raros casos, dar origem a Divinídeos.
Quando um planeta está mudando para um novo ciclo, a seiva das raízes da antiga árvore se solidifica e se torna ouro, o material mais valioso em todo o mundo. Conforme o processo de terraformação avança, esse material é empurrado para mais fundo na terra pelas raízes da nova árvore, fazendo com que seja muito raro encontrar ouro em sua forma mais pura próximo à superfície, sendo progressivamente mais comum conforme o quão fundo você está.
Arb’lis é um cenário de campanha que está em desenvolvimento para ser utilizado em Old Dragon 2 e será facilmente adaptável para outros RPGs no estilo OSR.
Nele, anões são seres artificiais criados a partir de minerais encontrados em cavernas. Elfos são artrópodes superdesenvolvidos de vida curta. Gnomos são pequenas criaturas anfíbias e escamosas com traços variando de peixes a répteis. Halflings são seres diminutos que tem uma cabeça muito maior que o corpo com fama de ranzinzas. E humanos são primatas antropomorfos com uma longa cauda preênsil.
O cenário está sendo desenvolvido por Gabriel ‘Gabe Fern’ Fernandes, Lucas ‘Laranja’ Gonçalves, Saria Lemes, Victor ‘Crowno’ Moura e Za ‘Rata’ Fonseca.
Teremos uma série de postagens aqui no Masmorras & Laranjas apresentando mais do cenário sempre que possível, então caso esteja interessado e ainda não assinou nossa lista de e-mails, assine! É de graça e você receberá todas as atualizações do blog diretamente em sua caixa de entrada.
Sobre quais aspectos do cenário você tem mais interesse em saber mais? Deixe nos comentários aqui embaixo!